sexta-feira, 13 de junho de 2014

OURO NA SERRA DO TIMORANTE


HISTÓRIA DO  OURO NO VALENTIM
Em  meados do século XVIII  com o incentivo da Coroa Portuguesa para exploração de minérios e atividades agropecuárias e abertura de estradas que ligasse o interior ao litoral, surgiram por essas bandas, após desentendimento com o vice-rei, uma bandeira liderada por André da Rocha Pinto.
Temeroso e revoltado com a prepotência do vice-rei, o coronel André reuniu uma bandeira de duzentos homens e veio homiziar-se no lugar denominado "Passagem da Conquista", nas proximidades da atual sede do município. Conhecedor profundo da região resolve tentar a exploração das minas do Timorante, distante cinco léguas para os lados das matas na Fazenda Ouro verde.na chamada Serra das Grunas Depois de algum tempo de trabalho, sente necessidade de ferramenta adequada e bastante munição. Resolve enviar o filho, acompanhado de quarenta homens, para irem abrindo picada até Ilhéus, aonde deveriam abastecer-se com o produto do ouro que levavam para tal fim. O mensageiro, porém, chegando àquela cidade, ali permaneceu por dois anos, em verdadeira orgia, sustentando todo seu pessoal a peso de ouro. Estima-se que o bandeirante André extraiu sete caixas e meia de ouro maciço em dois anos. Entrementes, morre o velho bandeirante e é seu filho avisado para regressar imediatamente. Encontra este o extenso roteiro, no qual o seu falecido pai mencionava enigmaticamente o lugar onde enterrara todo mineral apurado
durante os dois anos de sua ausência. Por informação, tem conhecimento de que o velho, certo dia, despachara das minas todo o pessoal que ali trabalhava, ficando em sua companhia apenas um escravo, o qual desapareceu misteriosamente. De posse de alguns dados, continuou o herdeiro na tentativa de localizar a grande fortuna, porém, por mais que escavasse nos pontos que lhe pareciam indicados, nada pode encontrar regressando desanimado à Ilhéus. 
Imagens recente da mina desativada, feitas pelo professor Nelson, em visita  com alunas da 7ª serie A, da Escola Luiz Viana em 07/06 de  2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário